sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

CAPÍTULO XLVII – DESIGN

Livre tradução de: http://rosanista.users4.50megs.com/library01/siaeng56.htm
 
            No primeiro artigo dessa série, discutimos o ponto, a linha e o círculo como os três fundamentos da arte simbólica. O ponto é a subjetividade infinita; por correspondência ele pode ser o incognoscível, ele pode ser Deus Pai-Mãe, ele pode ser o potencial de deidade do ser humano individual. A linha horizontal para a esquerda a partir do ponto é o processo de quimicalização dos potenciais do ponto. O final da linha simboliza o estado da maior quimicalidade, correspondendo à maior densidade da matéria no Universo, nosso sistema solar ou o corpo físico total do humano, a soma total de seus potenciais manifestos. O círculo é o símbolo da perfeição infinita da objetividade. Lembre que a linha horizontal tem polaridade; seus finais são dois pontos dos quais a emanação pode ocorrer. No simbolismo astrológico, o primeiro Ponto (o Centro) inicia a emanação pelo processo de quimicalização; o segundo ponto (o extremo esquerdo da linha) inicia a emanação pelo processo de preenchimento dos potenciais do centro. O desenho da linha horizontal para a esquerda a partir do centro simboliza a involução; o desenho do círculo, usando aquela linha como raio, simboliza a evolução; um círculo completo simboliza as perfeições inerentes de todos os potenciais do ponto central em manifestações realizadas; ele simboliza a essência do idealismo que o homem busca realizar em todas as suas experiências evolucionárias; o círculo, em sua beleza perfeita, simboliza a manifestação realizada de um arquétipo – em nosso caso, aquele arquétipo é a humanidade. Estes três símbolos são (como símbolos) arquétipos; a partir deles derivam todos os demais símbolos arquetípicos.

            Design é a Lei Cósmica da Ordem aplicada à forma e estrutura das manifestações. Forma é a aparência externa, a condensação da forma da matriz; Estrutura é a inter-relação das partes física e etérica com os fatores de uma manifestação. Estrutura é o resultado total das emanações do centro da matriz e forma é aquilo visualmente percebido da estrutura.

            Todos os fatores de uma manifestação são desenhados, pois cada fator é significativo para os propósitos da manifestação total. Em outras palavras, o desenho de todas as partes está em acordo com as leis da natureza essencial da manifestação; o desenho da manifestação completa é a aparência externa objetivada do arquétipo subjetivo. Pense sobre o “design das partes” e “design externo” do mamífero (ser humano, cavalo, baleia – sendo “mamífero” um arquétipo). De que modo seus designs interno e externo são similares? Pense nos quadrúpedes (leopardo, castor, antílope, iaque); pássaro (águia, pato, avestruz, beija-flor); réptil, inseto, peixe, etc. Considere a tremenda significância do design no mundo natural. Flores constituem um objeto perfeito para este tipo de estudo, pois a beleza de seu design inclui forma, cor e fragrância; a fragrância da flor é parte de seu design assim como o são forma e cor. Toda vida animal tem um design em seu tempo para reprodução e gestação; a vida humana tem designs de relacionamentos e atividades de trabalho, desenvolvimento intelectual e iluminações espirituais. Regozijem-se pensando sobre os inúmeros designs pelos quais a vida expressa seus poderes.

            Como nosso objeto de estudo principal é a astrologia, por uma arte figurativa (gráfica), confinaremos nossas observações concernentes ao design àquelas analogias entre astrologia e a arte da pintura que tem, como sua abstração, a arte de desenhar a linha. O design é todo presente nas artes: música, dança, poesia, drama, etc. – mas devemos por concisão nos ater àquelas duas artes que mais diretamente correspondem à astrologia.

            Se pudermos nos imaginar exercitando a faculdade da visão pela primeira vez e sendo totalmente inconscientes das identificações e propósitos das coisas materiais nesse planeta veríamos, até onde nossa consciência permitisse ilhas de cor. Vemos “tridimensionalmente” apenas porque exercitamos a visão por muitas encarnações, e a não ser pelo breve período na infância quando nos reorientamos para este plano, somos acostumados à perspectiva. Mas, hipoteticamente por enquanto, sendo totalmente desacostumados à perspectiva nós veríamos tudo em termos de duas dimensões. Olhando em seu quarto, você vê o que reconhece como “grande ou pequeno” de vidro, tecido, madeira etc. Esquecendo identidade e perspectiva, a única “substância” que você vê é cor manifesta pelo design das formas das coisas que percebe. A cor é inerente à substância, mas o design da substância molda a cor ou cores.

            Agora – design em astrologia – que belo tema este!

            Como fator na essência pictórica do simbolismo astrológico, o círculo da mandala astrológica é a estrutura para aquilo que o astrólogo estuda. Lembre que a estrutura de nossas percepções visuais é a extensão circular do escopo de ação de nossos olhos. Não vemos através de uma grade quadrada ou retangular – o design de nossos olhos nos torna possível ver tudo através de um círculo.

            “Ver” ocorre de duas maneiras – ou em duas “oitavas”. Uma é “visão física” – percepção das coisas físicas pelo exercício de uma faculdade física que é o foco de dois órgãos similares em uma coisa única, ou “ponto”. A outra é visão “intuitiva” ou “espiritual” que se dá pelo foco ou “bipolaridade”, e o círculo da roda astrológica é também o símbolo da “estrutura” dessa “visão”. O astrólogo olha para o horóscopo com foco em ambos seus elementos genéricos – este foco é o olho único da compreensão; ele utiliza seus recursos intelectuais para calcular o mapa e estudar seus elementos de um ponto de vista técnico, mas também disponibiliza os recursos de memórias de experiências de encarnações passadas masculinas e femininas para perceber os valores espirituais dos fatores contidos no mapa. Um astrólogo funciona como um composto de ambas as polaridades quando suas percepções intuitivas são despertas pela concentração em um mapa; ele compreende a consciência de ambos os sexos e é capaz de avaliar as indicações astrológicas de acordo. Leste-oeste, norte-sul devem ser estudados em cada mapa de cada ser humano. Todos somos causadores e reatores aos efeitos de causas – e sempre temos sido. O astrólogo, focalizando a bipolaridade – o Centro – Ponto – de sua consciência, é capaz de perceber as avaliações objetivas e subjetivas dos posicionamentos e padrões astrológicos; em outras palavras ele percebe, através do círculo de seu insight espiritual, as tendências da pessoa cujo mapa está sendo estudado do ponto de vista de seu ser enquanto “Causador” e como “Reator aos efeitos das causas”. O astrólogo deve conhecer a vida do corpo assim como a vida do Espírito (Consciência e Ação) – “vida subjetiva” e “vida objetiva”.

            Como um horóscopo é o que é (uma representação simbólica da interpretação de princípios de vida por uma consciência individualizada em encarnação), não fazemos horóscopo de pessoas desencarnadas ou arquétipos sub-humanos. Guarde em sua mente este pensar: O círculo não é o desenho básico do horóscopo; a cruz dos diâmetros horizontal e vertical é. O círculo é apenas porque o raio do ascendente é, e o raio do ascendente é apenas porque o ponto é. O círculo é, de fato, o último fator no simbolismo astrológico, pois ele é as perfeições manifestas inerentes ao potencial do ponto. Um círculo em branco não representa a ação da bipolaridade e, portanto não pode ser considerado como um design básico. O design básico deve preencher o propósito de indicar a ação da bipolaridade, porque aquela ação é o que a vida é. Todos os outros fatores obteníveis, um horóscopo pode ser feito sem que se desenhe um círculo; mas para termos qualquer horóscopo o grau do ascendente é imperativo – tendo o grau do ascendente você automaticamente tem a cúspide da sétima casa. Esses dois fatores representam a figura básica da complementação, e aquele fator, mais que qualquer outro, é o desenho da bipolaridade essencial da consciência individualizada – a essência da vida em si mesma.

            O diâmetro horizontal, pois ele é uma linha, não é por si – e não pode ser – um design; mas como suas extremidades tocam a circunferência do círculo ele serve para criar um design no interior da roda. Este design de dois semicírculos é o arque-símbolo da simetria, e simetria é a bipolaridade do design; “macho-fêmea” é a simetria do sexo, e “masculino-feminino” ou “receptividade dinâmica” ou “refletividade expressiva” são as simetrias de gênero. Esta linha horizontal que serve para “ativar” os potenciais contidos no círculo é o símbolo de todas as diferenças entre as expressões polares do universo, ou correspondentemente, da natureza humana. O diâmetro de um círculo não “divide” o círculo em “duas coisas”: ele ativa a polaridade de tudo representado pelos conteúdos do círculo que são, por sua vez, emanações do ponto central. Além disso, o diâmetro, que é o aspecto duplo do raio ascendente, é a representação da bipolaridade do ponto central, “desdobrada” da maneira mais simples e direta possível. Os semicírculos superior e inferior são a expressão plena de cada polaridade – os dois, reunidos, formam o circulo completo que é o composto total da polaridade. “Macho e Fêmea” são as palavras que simbolizam a quimicalização das diferenças polares no plano gerador do ser. Agora, para considerar o design da bipolaridade de cada polaridade; mantendo em mente sempre que tudo representado no horóscopo é emanação do ponto central:

            O relacionamento entre dois planetas que identificamos pelo ângulo de noventa graus é a quadratura – arque-símbolo da congestão de potenciais. Em sua aparência conforme a utilizamos, ela repousa sobre uma base horizontal e seus dois lados são verticais – variações do símbolo arquetípico da Cruz – “comprimida” em limitações implícitas na circunferência do círculo. Este registro do design do quadrado é chamado “mal” por alguns, pois ele representa uma tendência a permanecer “inexpressivo” – portanto “morto”, que é “anti-Vida”. A “dor” implícita nesse registro é o despertar de potenciais por forças evolucionárias que trabalham através da consciência humana de forma que os potenciais de vida possam ser liberados contra uma inércia “incorporada”. Esta quadratura, aplicada à estrutura do círculo, toca o mesmo em quatro pontos (aqueles correspondentes aos pontos médios da segunda, quinta, oitava e décima primeira casas), os signos fixos do zodíaco, os recursos de poder do amor-desejo. A regeneração desses recursos é a grande “mágica integral” da alquimia – o ápice do empreendimento espiritual. Mas esses pontos sendo “pontos médios”, não coincidem com as cúspides que, por sua vez, são emanações do “Eu Sou” do raio ascendente único. Há apenas uma representação do símbolo do quadrado que não apenas coincide com as cúspides das casas, mas ainda é estruturalmente simétrico e equilibrado: o quadrado cujos pontos angulares são as cúspides da primeira, quarta, sétima e décima casas – os signos cardeais da Grande Mandala, que são os pontos estruturais do relacionamento humano básico. E a “inércia” e “contramedidas à inércia” (a polaridade dos processos de vida) são representadas nesse quadrado de forma marcadamente iluminada desde que lida diretamente com a “humanidade dos relacionamentos”.

            No centro exato de uma folha de papel coloque um ponto. A partir do ponto, desenhe uma linha horizontal de cinco centímetros para a esquerda; volte ao ponto e desenhe outra linha agora vertical com a mesma extensão e retorne ao ponto. Na porção superior da horizontal e do lado esquerdo da vertical escreva a palavra “masculino”. Agora, a partir do ponto complete uma linha de cinco centímetros para a direita, retorne ao ponto e faça outra linha vertical para baixo e novamente retorne ao ponto; você criou as “linhas de força” no design dos relacionamentos humanos básicos. Coloque os símbolos dos signos cardinais apropriadamente, de acordo com a Grande Mandala. Agora, o ângulo feito por cada par de linhas a partir do ponto é um ângulo reto, o mesmo encontrado na estrutura de pontos do quadrado dos signos fixos. Áries e Capricórnio representam “inércia” e “ação” desse modo: Áries é o “masculino gerado”; Capricórnio é o “masculino gerador”.

            Pense cuidadosamente a esse respeito: a “tendência ao mal” simbolizada pelo design do quadrado significa isso: a tendência a continuar a expressar a partir de um nível sustentado de inércia espiritual. Quando não crescemos e nos desdobramos, retrocedemos; retrocesso é a blasfêmia suprema, pois representa a contramedida aos requisitos da vida. Os potenciais estáticos da imaturidade precisam ser liberados e cumpridos, e a “imaturidade” é o não cumprimento relativo de qualquer nível, oitava ou ciclo. Olhando em nosso design novamente, os ângulos e as linhas de força na figura cardinal e o quadrado dos signos fixos:

            Na figura cardinal, desenhe um pequeno arco próximo ao ponto conectando as linhas que representam Áries e Capricórnio; desenhe outro pequeno arco próximo ao ponto conectando a horizontal superior e a vertical esquerda do quadrado fixo. Estes dois arcos envolvem duas expressões de “ângulo reto”; a cardinal é “aberta”, a fixa é “fechada” – ao menos enquanto relacionamentos com o design total estejam conectados. O ângulo reto Áries-Capricórnio desdobra o quadrante superior esquerdo dessa roda; o ângulo reto do quadrado fixo focaliza o superior pela esquerda dessa roda. Você vê como o design do aspecto quadratura, em sua natureza essencial, ilustra os potenciais para o florescimento ou congestão? Desenhe arcos em ambas as figuras, análogos a esses dois, relacionando Capricórnio-Libra ao quadrante superior direito do quadrado fixo, Libra-Câncer ao inferior direito e Câncer-Áries ao quadrante inferior esquerdo; cada ângulo reto central aberto da “cruz” cardinal tem seus potenciais para congestão mostrados pelos ângulos correspondentes do quadrado fixo arquetípico. Estes dois aspectos (polaridades) do design da quadratura mostram a “contramedida” para cada uma das tendências inerciais da consciência humana. Cada “imaturidade” (criancice) da consciência deve transcender a tendência inercial de se autocomprazer no simbolismo do círculo. Os “ângulos” dinâmicos e congestos nestas duas figuras – desde que cada ângulo é uma relação de dois fatores dos potenciais do ponto – constituem a necessidade eterna da polaridade cósmica através da consciência de relacionamento humano para cumprir os potenciais do arquétipo “humanidade”.

            O estudo dos símbolos astrológicos como figuras é um exercício mental e estético fascinante. Estes símbolos, em sua maioria, são usados desde tempos imemoriais como delineações da realização de princípios de vida. Este discurso vai se referir à essência geométrica desses símbolos, visto poderem ser correlacionados aos valores geométricos da Arte de Desenhar, a abstração da Arte de Pintar.

            Após experienciar encarnações por muitas eras, temos uma reação instintiva aos designs geométricos enquanto representações de princípios, ações e processos cósmicos – e suas quimicalizações em Forma. Os designs essenciais que o artista usa para apresentar seus conceitos de arquétipos são em si arquetípicos. Enquanto arte gráfica, a astrologia representa a consciência do arquétipo “humanidade” – o recurso básico de toda conceituação humana. A qualidade arquetípica do simbolismo astrológico (simplismo) é tal que os significados dos princípios representados por ela se tornam mais basicamente compreensíveis conforme a consciência do ser humano é clareada pelas alquimias da regeneração. Este clareamento resulta em uma destilação de poder que através da manifestação ou interpretação artística serve para estimular, vivificar e iluminar a consciência de pessoas menos evoluídas. Conforme a consciência do artista é “impregnada” pela sintonia com forças inspiracionais, o poder de sua consciência, liberado através de seu trabalho artístico, “impregna” a consciência (trabalho interior) dos indivíduos; o resultado, em ambas oitavas, é o “nascimento” de um novo nível de realização. A resposta do artista e dos indivíduos ao impacto das forças inspiracionais é alquimia de tipo sutil, mas muito poderoso. É mágica muito semelhante à magia do amor, pois em ambas, arquétipos são percebidos em algum grau. A inércia do auto isolamento é descristalizada e o divino é vislumbrado. Toda experiência de uma pessoa responder ao poder inspirador da beleza manifesta é algum grau de “Casamento Hermético” – realização da “reunião com o Eu Superior”.

            Como os designs emanam da linha, consideremos os gêneros das linhas retas, que são as abstrações das linhas curvas. A vertical é dinâmica e estimulante; a horizontal é quiescente e receptiva. Como tais, essas duas simbolizam a causação e reação a, ou efeito de, causação, respectivamente. A diagonal que conecta uma vertical e uma horizontal é a reflexão dual genérica de ambas. (O gênero de linhas curvas é determinado pela qualidade da linha reta que conecta as duas extremidades). A vertical, por si mesma, estimula o que? A horizontal, por si mesma, reage a (ou é afetada) por o que? Quando os catetos de um triângulo reto são vertical e horizontal, a hipotenusa diagonal é oposta ao ângulo reto e reflete aquilo que é gerado pela junção das duas linhas. Como tal ela é análoga ao relacionamento de uma criança com seus pais que reflete, em algum grau, as qualidades de ambos. Toda linha reta envolta por um círculo ativa os potenciais dos conteúdos do círculo; portanto, os diâmetros vertical e horizontal juntos ativam os conteúdos do círculo de quatro formas – os quadrantes que iniciam pelos signos cardeais; cada semicírculo, portanto é “ativado” de forma dupla que resulta na figura da vibração simpática que atrai Pai-Mãe-Filho-Filha juntos para formar o “envoltório” do padrão da família humana. Dois tipos de vertical e horizontal são qualificados pelas quatro diagonais, assim como “homem-mulher” se qualificam como “parentes” pelas crianças que gerarem.

            Designs e formações lineares não apenas implicam molde e forma mas também ação, liberação, congestão, involução, evolução, imobilidade, radiação, gravitação e muitos outros tipos de ação de vida. Estar estático significa estar “posicionado entre movimentos precedentes e sucessores” – e movimento é alquimia cósmica. Nada na vida manifesta é eternamente estático, mas este estado de repouso é tão importante quanto o movimento, pois a radiação do poder sucede o foco do poder. O Universo quimicalizado é a forma da Natureza focalizar seus poderes, assim, na verdade, a palavra “estático” significa “focalização”; ela não pode significar “morto” ou “não vivente”. Deste ponto de vista, consideremos alguns símbolos astrológicos “estáticos”.

            Todos os símbolos simétricos expressam uma impressão de serem estáticos pois são lateralmente balanceados, mas há uma enorme diferença entre símbolos simétricos abertos e fechados. Os símbolos astrológicos mais estáticos são o do aspecto quadratura e o do Sol. Desses dois, o aspecto da quadratura (pois lhe falta completamente curva ou diagonalidade) é o mais estático. Este quadrado, com base horizontal, é “todo de cima a baixo e de lado a lado” com ângulos “inflexíveis” e uma completa falta de fluidez ou adaptabilidade. É a solidificação dos quatro ângulos retos inerente ao ponto central e sua “personalidade” pode ser descrita como: compressão, rigidez, poder restritivo, implacabilidade, peso, imobilidade, cristalização, autocomplacência, falta de visão, preconceito, medo-ignorância, a “letra da Justiça” e a desgraça. Como seu significado astrológico, como símbolo, é congestão de potenciais temos uma impressão de “força” a partir do aspecto quadratura, entretanto ele sugere uma força que não está sedo usada, músculo e inteligência que não estão sendo exercitadas. Potencial de amor corroído por ódio e autointeresse (do tipo errado). O quadrado é “definido” e “preciso” do mesmo modo que reforçamos são seus efeitos. Quando experimentamos a estimulação de nossos aspectos quadrados (forças de vida tentando nos libertar de congestões em inércia e imaturidade), o quadrado fala a nós em “sua” forma direta, forçosa e descompromissada. “Redundância” é como “pessoas quadradas”, que se expressam com confiança e muito efeito de palavras, mas que carecem de tato ou graciosidade. O quadrado é a figura do “duas vezes dois” – a essência da estrutura formal e portanto a essência do que se conhece por “classicismo” em arte. A arte clássica se preocupa com a simetria da estrutura e clareza de seu delineamento, qualquer seja seu meio. A arte clássica medíocre é “congestão em forma” e “ausência de poderes inspiracionais”; a grande arte clássica alegremente casa os dois. Aspectos, arte, natureza humana ou o que não, o quadrado é poder em estado de inércia relativa; estude desenhos focados no design do quadrado; qual a sua reação a eles?

            Designs circulares, por sua natureza essencial, são de dois tipos principais; o circular estático é radiativo, o circular móvel é convolutivo. Os três símbolos astrológicos arqui-radiativos são aqueles do Sol, a roda astrológica em si e o aspecto do sextil; os primeiros dois são fechados e o terceiro aberto. Dos três, o sextil é o mais radiativo pois seus “raios” não são limitados. Apenas o ponto no centro do símbolo do Sol faz com que ele sugira radiação; o círculo do símbolo é realmente uma figura de cumprimento dos potenciais de um arquétipo específico. A roda astrológica é um “símbolo do Sol em larga escala” – as linhas de força do qual são as doze oitavas básicas do “Eu Sou”, que por sua vez é o potencial quimicalizado do ponto central. Os três diâmetros, ou seis raios representados no símbolo do sextil são as Trindades Espirituais dos signos de ar e fogo – a polaridade masculina do sexo macho e fêmea da humanidade. Ele representa por sua “falta de limite” a universalidade da alquimia centrada no Incognoscível Deus Pai-Mãe ou o ser humano individual. O efeito do design radiativo é de impacto e iluminação – a “sensação” que acompanha o exercício alquímico. Quando você experimenta o “impacto” de um esforço alquímico, seus plexo solar é análogo ao centro do símbolo do sextil em relação a seu corpo. A emanação de sua consciência carregada ou regenerada pode se estender indefinidamente para o mundo de outras pessoas e condições. Se você foca sua consciência carregada em uma coisa ou condição, então você “a conecta com um círculo”. Veja o Sol, Lua e estrelas quando estão brilhando a luz plena; veja o rosto das pessoas quando sorriem; o que fazemos quando expressamos um cumprimento amigável? Nós radiamos ao estender a mão para outra pessoa que a toma em suas mãos. Esta é a conexão entre os trígonos de ar e fogo das linhas de força do sextil para criar o intercâmbio magnético duplo. Um design radiativo representando um sujeito extremamente desagradável pode nos repelir, assim como pessoas desagradáveis o fazem e assim como o fazemos quando somos desagradáveis. Quando o sujeito é de natureza inspiradora a “radiação do sextil” pode nos carregar com um impacto de beleza e inspiração que transmite uma sensação de exaltação e renovação. Estude designs radiativos em figuras. Permita-se sentir seus arquétipos.

            O design circular convolutivo simboliza ação recorrente ao redor do ponto central. Ele é mais “móvel” que o tipo radiativo e seu significado interior apresenta um arquétipo diferente. Em astrologia temos dois designs convolutivos básicos: Câncer e o aspecto de oposição. Este tipo de design é, talvez, aquele que mais claramente expressa uma impressão de “cheia de graça” – é muito feminino em qualidade, sendo rítmico e inteiramente curvado. O original do símbolo de Câncer era o símbolo taoista chamado “Ying e Yang”; o envolvimento de duas figuras curvas por um círculo as torna o símbolo da bipolaridade da semente (aquela fechada no útero ou matriz), a palavra mãe arquetípica; Câncer, cardinal e generativo, é regido pela Lua cujo símbolo básico é um semicírculo vertical; a linha conectando suas extremidades é a vertical das casas astrológicas quatro e dez “linha parental”. O design convolutivo, enquanto sugestão de movimento, também transmite uma impressão de recorrência de monotonia contínua para e a partir do centro. Não é congestão como no quadrado; em uma figura fechada como no “Ying-Yang” é a dormência de energias ainda não expressas, ou fluxo cósmico contínuo a partir do centro e de volta a ele através das oitavas evolucionárias, como no símbolo do aspecto da oposição. A essência deste tipo de design expressa ao nosso conhecimento interior o “retorno ao descanso” rítmico – que é transição, ou sono, que é uma “pequena transição”; “é relaxante em efeito”, indo para fora mas sempre se curvando sobre si em um gracioso “dobrar” da linha.

            O símbolo de oposição tem algo da mesma monotonia do símbolo do Ying e Yang com o acréscimo de um fator dinâmico; a “linha básica” desse símbolo é a diagonal voltada para cima e “aspiração embrionária” está portanto implícita. Como um fator astrológico, este design é focado em três pontos: os pontos médios da segunda e oitava casas e o ponto central do mapa; seu significado essencial é: Escolha entre expressões não regeneradas e regeneradas de transmutação dos dois polos do diâmetro do desejo (Touro-Escorpião). Este símbolo, pelo seu “fluxo” contínuo a partir do ponto central até a segunda e oitava casas, implica repetição de padrões de experiência, em oitavas sempre maiores, até que a natureza de desejos seja destilada. Este símbolo, como desenho artístico de dois círculos tangentes entre si no ponto central, representa as transmutações pelos indivíduos macho e fêmea, do desejo por posses através do serviço (Touro – segunda casa) e através do amor (Escorpião – oitava casa); cada um desses pontos representa uma oitava do potencial de desejo e do atributo do amor – este diâmetro é polarizado pelo diâmetro complementar de Leão-Aquário que são as oitavas pessoal e impessoal do Poder do Amor. Pense na imagem em movimento de uma pessoa em um balanço: “dois tipos de acima” e “dois tipos de abaixo” – começando e terminando no centro gravitacional; há um ritmo e pulso no “para cima – para baixo” desse tipo de símbolo; é o impulso aspiracional eterno da humanidade, “surgindo acima” do “início” estático de cada oitava.

            O mais dinâmico de todos os designs circulares é a espiral vertical; este é um design de linha do círculo perpetuado no tempo, espaço e consciência. Ele é aberto, simétrico, rítmico e mais que qualquer outro design ele transmite um senso de progresso eterno. É o mais extasiante de todos os símbolos, pois (e quando o estudamos devemos perceber isso) ele simboliza a ação eterna do fogo cósmico, involucionária e evolucionariamente. O “pir” de “pirâmide” significa “fogo” e a pirâmide equilateral é a forma quimicalizada do triângulo equilátero. O triângulo equilátero é por sua vez a forma externa essencial daquilo que é representado pelas espirais involucionárias e evolucionárias em uma representação de duas dimensões. Pense em uma pirâmide: quatro triângulos equiláteros cujas bases são os lados de um quadrado; um círculo circunscrevendo o quadrado pode ser pensado como o primeiro nível básico da espiral. Em sua imaginação, olhe para baixo da pirâmide a partir do topo: esta visão da pirâmide apresenta um ponto central, o quadrado dinâmico da Grande Mandala dos signos cardinais, com suas quatro diagonais, linhas bipolares. Os quatro ângulos retos desse quadrado são os reflexos envoltos dos ângulos centrais da roda feitos pela intersecção dos diâmetros Touro-Escorpião e Leão-Aquário; eles correspondem aos quatro ângulos do quadrado estático que são os reflexos envoltos dos ângulos centrais feitos pela intersecção dos diâmetros de Áries-Libra e Capricórnio-Câncer. Você reconhece a roda astrológica dessa “vista”? A partir de qualquer um desses pontos estruturais cardinais (filho, filha, pai e mãe- machos e fêmeas dos causadores e reatores maduros e imaturos aos efeitos da causa) o “Filho consubstancial ao Pai (Deus)” involuiu, encarnou a humanidade, iniciou seu retorno a seu “paraíso perdido”, o ponto central do círculo, o ápice da pirâmide. A humanidade, em seu Corpo Manifesto, evolui pelo exercício da destilação do Amor-Sabedoria, não para um “ponto de desaparecimento” mas para a realização da fonte, que é o ser perfeito. A linha espiralar continua, de encarnação em encarnação, em círculos, através dos padrões de relacionamentos humanos, através de ciclos de experiência que se sucedem e de oitavas de consciência – mas sempre em direção ascendente a partir do círculo básico que circunscreve o quadrado básico. Conforme os círculos espiralares recedem da diferenciação do quadrado básico, eles se tornam menores e menores – continuamente procedendo em direção à unidade indiferenciada do ponto apical, o ponto central do círculo. Desenhe uma espiral circular começando pelo ponto correspondente ao do ascendente de um horóscopo, reconheça que enquanto você “evolui” em torno da linha espiral ao redor do ponto central, você vai deixando a separatividade quimicalizada e se torna mais e mais consciente de seu recurso espiritual, sua “Divindade”. Na representação quimicalizada não vemos o círculo básico ou a linha espiral. Olhando para a pirâmide de frente, o que vemos? O triângulo da identidade e atributo espiritual – o poder-amor-sabedoria inerente em cada uma das identidades humanas básicas das quais todos participamos em nossa jornada evolutiva espiralar.

            Então – verticalmente, horizontalmente, diagonalmente, radiativamente, convolucionariamente, estaticamente, congestivamente, abertamente, estaticamente espiralar, e todas as outras muitas qualidades sugeridas a nosso conhecimento interior pelas direções de todas as emanações dos pontos estruturais de design são os atributos a partir dos quais o artista que desenha e o astrólogo que interpreta exercitam suas habilidades manifestativas e interpretativas.

            Estude os símbolos astrológicos de forma renovada com “consciência aberta” a se tornar mais perceptivo à qualidade de seus designs. Sua sensibilidade astrológica se tornará mais e mais sensibilizada e iluminada. Você perceberá com o tempo que desenvolverá uma percepção sensível dos designs cósmicos inerentes a cada personalidade, experiência, relacionamentos humanos e todos os processos pelos quais as realizações espirituais ocorrem. Sua própria vida cotidiana será vista como um recurso para a expressão de sua consciência da beleza. Outras pessoas, representadas pelos horóscopos que você estuda, assumirão em sua consciência valor e beleza intensificada.

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