sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAPÍTULO XIX – O ASTRÓLOGO DISCUTE O ENSINAR



Júpiter, regente abstrato da nona casa, é o símbolo astrológico do mestre. Como o desenho facilita a compreensão de assuntos abstratos como este, sugerimos que o leitor faça quatro desenhos para melhor fixação deste tema e principalmente se quiser expô-lo aos demais.
O primeiro desenho será um círculo com as casas numeradas. Coloque o símbolo do signo de Sagitário e de Júpiter na nona casa. A observação deste desenho nos leva a considerar, como ponto de partida, no hemisfério superior do horóscopo, a expressão de consciência anímica, do esquema da vida, a nona casa que é a expressão transcendente de sua polaridade inferior: a terceira casa. Falar da nona casa, apenas, sem nos enraizarmos no exame da terceira, cujo regente é Mercúrio, que rege também o signo terceiro, Gêmeos, seria “permanecermos no ar”. Adicionemos, portanto, em nosso desenho, o signo de Gêmeos na terceira cúspide e coloque o símbolo de Mercúrio na terceira casa.
Com este acréscimo assimilamos no hemisfério inferior um ponto que enfoca que aponta o oposto e correspondente, no hemisfério superior. Este desenho simboliza um “caminho da evolução”, significando um aspecto da “consciência de separatividade” (3ª casa) que ascende para a fase da consciência anímica ou impessoal (9ª casa).
A primeira casa como temos dito em artigos anteriores, é o “EU SOU”, representa conhecimento consciente da individualização do SER. A segunda casa tem sua expressão identificadora na frase “EU TENHO”; é uma identificação emocional com a vida, por meio da consciência de conexão da POSSE. A terceira casa é a “ciência da vida”, pelo exercício da faculdade intelectual fria, nada emocional. Marte é o regente da primeira casa e Vênus o da segunda casa. São expressões emocionais. Mercúrio abstrato, regente da terceira casa, é mesmo nos níveis da primitividade, a primeira expressão de percepção consciente do impessoal e do não emocional.
Mercúrio representa nossa capacidade de “identificação racional”, não “emocional”. Por sua atividade damos nomes às coisas, tanto concretas como abstratas. Mercúrio nos capacita igualmente na identificação das coisas, em termos de mensuração, qualidade e função. Por ele nos identificamos com a Vida, com suas coisas concretas, formas de utilização e comunicação.
Deste ponto de vista, Mercúrio (regente da terceira casa do primeiro quadrante, ou “quadrante da nutrição” do círculo) é o símbolo do ato completo da aprendizagem. Mercúrio é ainda, a faculdade de transmitir fatos de uma mentalidade para outra pessoa, no recebimento de instrução ou de informações. É a linguagem expressa, pela voz, pelo gesto, pela visualização, pelos símbolos e pela escrita. É o relacionamento universal de todos entre si, dentro das atividades mentais diversas. É o símbolo de todos os estudantes e, como tal, esotericamente, a essência de todo relacionamento fraternal. Estamos todos, independente de afinidades próximas, em paralelo com cada um – fraternalmente – visto que todos somos aprendizes nas experiências da vida.
Outras ponderações acerca deste desenho nos evidenciarão que todo ensino tem suas raízes no aprendizado. Maior facilidade, neste campo, depende de mantermos alerta o interesse e a faculdade de aprender. As correntes de polaridade (na consciência) entre os hemisférios inferior e superior devem ser continuamente estimuladas para que as capacidades da metade superior floresçam. Nós nunca estamos separados de qualquer parte de nosso horóscopo; mesmo que possamos gastar vinte horas de cada dia na profissão de ensinar, jamais devemos negligenciar o aprendizado ou permitir que as correntes de nutrição sejam depletadas ou negligenciadas. Aprender é a ignição da consciência dos fatos e das identificações; podendo ser comparado à inspiração do ar no processo respiratório. Aquele que verdadeira e fortemente seja impulsionado a ensinar, manterá esta “faculdade da terceira casa” viva. Em outras palavras, nenhuma oportunidade de aprender deverá ser negligenciada. Parar esta “nutrição” é assegurar uma parada ou cristalização na habilidade de ensinar. (Neste ponto nos deparamos com uma lição de sinceridade e de humildade: professores ouçam!)
Se Mercúrio é o símbolo da “nutrição mental - inalação”, Júpiter, vital, radiante, dinâmico, é a abstração da “exalação”: transmissão do conhecimento ou ignição da consciência intelectual amplificada e enriquecida pela maturidade da compreensão espiritual. Conhecimento de fatos mais consciência dos princípios. Nessa conexão devemos adicionar outro fator ao nosso desenho inicial: o signo de Virgem na cúspide da sexta casa, criando uma cruz em T, dois braços da qual estão no hemisfério inferior, regidos por Mercúrio.
Aqui o símbolo abstrato do “irmão estudante” é expresso numa forma prolongada para representar a “fraternidade dos trabalhadores”. O trabalho, considerado espiritualmente, é mais que um trabalho físico, é o serviço que cada um pode prestar como contribuição ao melhoramento da vida de seus semelhantes.
Virgem, como signo de Terra, tem uma conotação prática diferente: “Eu trabalho para sustentar minha vida física e daqueles a quem amo”. Essa atitude em relação à tarefa de ensinar (eu aprendo alguma coisa útil para fazer dinheiro), representada na quadratura entre Gêmeos e Virgem, ameaça o desenvolvimento das capacidades de maestria, enquanto a pessoa permanecer identificada com estas considerações práticas atritivas. A redenção deste padrão de quadratura é encontrada no fato de que a sexta casa é a última do hemisfério inferior, sendo a modulação para o hemisfério superior da regeneração emocional e consciência espiritual. A 6ª casa sucede a 5ª, que é a casa do Poder-Amor. Quando a consciência de “trabalho para ganhar dinheiro” é transmutada em criatividade por amor, e expressa SERVIÇO em prol do melhoramento da vida de todos, obtemos a redenção da 6ª casa. Através das experiências de serviço amoroso, conquistamos a compreensão que faz com que o mero aprendizado dos livros pareça, em comparação, uma concha sem vida. Esta compreensão é aquilo que um verdadeiro professor irradia para seus estudantes.
Agora completemos nosso desenho, adicionando o símbolo de Peixes na cúspide da décima segunda casa e colocamos aí o símbolo de Netuno; a cruz dos signos mutáveis.
Através do primeiro braço (Gêmeos) temos Mercúrio, simbolizando o aprendiz; Sua exalação ou oposto é Júpiter, como abstração da nona casa. Mercúrio também está presente em Virgem, simbolizando aí o aprendiz através da experiência-serviço; A exalação da sexta casa é Netuno, a abstração da décima segunda.
Considerando mais concretamente, apontemos alguns dos problemas que são, cedo ou tarde, enfrentados pelos que sentem impulso de ensinar.
Desde que ensinar é expressão dinâmica da sabedoria, seu objetivo deve ser o de iluminar. Todo aquele que sente o impulso de iluminar, deve aceitar de princípio o desafio daqueles padrões de consciência que representam a escuridão: cristalização mental, formalismo rígido de opiniões e atitudes, preconceitos, o tipo de ignorância que forma a base da indiferença às necessidades impessoais ou espirituais dos estudantes. Este padrão de experiência serve como desafio à integridade e coragem do professor.
O impulso para desempenhar um serviço impessoal é sempre, mais cedo ou mais tarde, testado pela própria consciência pessoal em relação a fatores de ordem econômica. Encontrar o equilíbrio entre servir desinteressadamente e ter os recursos suficientes para viver, é uma prova das mais significativas na evolução de todo aquele que espiritualmente aspira atingir um nível mais elevado de serviço. Considerando, ainda, o desenho em cruz, formado pelos signos mutáveis, vemos que os aspectos de oposição têm suas raízes no hemisfério inferior com Mercúrio, através de Gêmeos e Virgem. Um Mercúrio não regenerado, em sua aliança com o primeiro setor do mapa é “praticidade”, “conveniência pessoal”, “literalidade” e “avaliação superficial”. Estas palavras chave pertencem a níveis de consciência que ainda não tocaram a impessoalidade. É o caso de pessoas que na profissão de professor, exprimem um Mercúrio não regenerado; que se apoiam no interesse próprio e atendem ao “que melhor paga”, “ao cargo que mais prestígio proporciona”, ao “que lhe dá mais erudição”, ao que o conduz a uma “mais breve aposentadoria”, à “maior pensão”, aos “ambientes agradáveis” e outras motivações semelhantes. Tais motivações ocorrem a indivíduos que passam ainda por níveis primitivos da consciência educativa, que devem ser regenerados pelos padrões do SERVIÇO-AMOR. Até que este ponto não seja atingido, a função de professor não pode ser verdadeiramente preenchida.
Astrologicamente o exposto acima pode ser traduzido assim: até que o interesse próprio não tenha sido transcendido, o ciclo inicial Mercúrio-Gêmeos não encontra seu cumprimento espiritualizado em Netuno-Peixes, passando através de Júpiter-Sagitário.
Quando Júpiter, como símbolo do professor, encontra-se no hemisfério superior do mapa, os testes do professor verdadeiramente motivado são muito mais interiores que exteriores. Seus problemas mais significativos são anímicos. Alguns destes testes surgem da necessidade de regenerar o que se pode chamar de qualidades de um Júpiter negativo, como:
Orgulho intelectual, pelo qual o professor se coloca em níveis egoístas, motivado pelo sentimento de sentir-se superior aos que ensina. Todo aquele que sinceramente luta para superar essa tendência, encontrará ajuda na compreensão de que jamais poderá ele ser repositório de todo o conhecimento, de todos os aspectos do que particularmente ensina. Ao contrário, ele é como um irmão mais velho daquele a quem ensina que pode ser de forma inata seu superior em sabedoria essencial. Deve reconhecer que apenas é um precursor em suscitar o desenvolvimento de seus pupilos, modulando a transição dos níveis de inocência em que estão para níveis de consciência relativos à própria sabedoria do aprendiz. Nunca deve olvidar os tropeços que ele próprio encontrou no caminho desse aprendizado, que é uma parte da experiência que comunica. Em outras palavras, o professor deve manter, em relação à tarefa de ensinar, uma atitude fluídica, comunicativa, expansiva, dinâmica, amorosa, serviçal, buscando sempre melhorar numa constante renovação de experiências e aprimoramento. Assim ele usa as palavras-chave de Júpiter para prevenir as cristalizações causadas pelo orgulho.
Outra expressão de Júpiter não regenerado, de vaidade e mesquinhez, é o desejo de reconhecimento e de elogios. Nesse nível, o professor procura continuamente sobressair-se entre os colegas para compensar a inveja que deles tenha, procura continuamente sobressair-se entre os colegas para compensar a inveja que deles tenha. Recebe com prazer a adulação dos alunos e estes logo se apercebem de seu ponto fraco, perdendo-lhe o respeito natural. Fala sempre de seu trabalho para assegurar-se da boa opinião dos outros. O centro desta falha reside no desejo de fazer figura, de levar muito em conta a opinião dos outros a seu respeito. Ora, tal ponto de vista leva em si mesmo a semente de desintegração da faculdade educativa, de vez que, a preocupação de concentrar em si mesmo os méritos do trabalho, entrava, prejudica o fluxo de iluminação, de amor, que deveria ser vertido para fora e para os demais.
O propósito da tarefa educativa não deve ser o auto-engradecimento, senão a iluminação da consciência dos alunos. O professor que conserva sua integridade como trabalhador consciente e amoroso, é o que pode ser chamado “hígido e humilde”, porque respeita e ama o seu trabalho, cultiva sua habilidade para que sua tarefa cresça em proficiência, é grato a todas as sugestões e acolhe-as de boa vontade, tirando-lhes o proveito que podem dar. Sua atitude para com seus colegas é de sincera apreciação ao trabalho, incentivo aos esforços honestos e não de competição, porque sabe que cada um, segundo sua natureza, tem seu modo de receber as coisas e uma contribuição original a fazer. Ajuda sempre que pode e está sempre disposto a aprender com os demais. Em outras palavras, ele utiliza a palavra-chave jupiteriana: “melhoramento” e mantém suas motivações espiritualizadas e regeneradas.
O verdadeiro professor jamais exerce poder sobre seus pupilos, nem lhes limita a justa liberdade. Em verdade os alunos são suscetíveis de influencia por parte do professor, mas este deve estar alerta para essa grande responsabilidade, de modo que seu exemplo, seu modo de pensar, de agir, seus conceitos todos, possam exprimir o melhor que ele tem e que ele desejaria a seus alunos. Se a motivação da atividade do professor é amorosa, ele encontra felicidade no progresso dos alunos. Com alegria acompanha o desabrochar das faculdades deles e seu emergir de um nível inferior a um nível superior de consciência. Seu impulso é o de sempre ajudá-los a crescer por dentro e de superar-se, e não de sujeitá-los, limitá-los meramente a seus próprios conceitos.
O resultado que ele pode obter como professor é o de erguer seus pupilos da condição em que se encontram, de modo que possam superá-lo e se tornarem instrumentos de realização de um ainda mais construtivo trabalho futuro, como seus sucessores. Deve despertar-lhes a devoção pelo serviço à humanidade, de modo que pelo convívio cheguem a nutrir essa vivência comum e acender no altar interno os sírios de seus altruísticos propósitos.
O símbolo do caminho do mestre, em sua forma mais sutil e espiritualizada, encontra-se no quarto quadrante da cruz mutável: Júpiter na 9ª a Netuno na 12ª casa. Este é o padrão de experiência do Irmão Maior - o iluminador de almas, a radiação da Sabedoria, da Filosofia, das Artes; é o universal concentrado num trabalho redentor. Nesse setor de desenvolvimento o conhecimento intelectual foi encompassado e transcendido. O pupilo aqui está envolvido com os princípios da vida e suas aspirações – não seus desejos e ambições – e é aceso pela inteligência iluminada e pela consciência espiritualizada do professor.
Mais um desenho: Áries na cúspide da primeira casa, Leão na cúspide da quinta casa e Sagitário na cúspide da nona casa. Marte na primeira casa, o Sol na quinta, e Júpiter na nona. Temos aí a Trindade dos signos de fogo. Marte diz: “EU SOU a manifestação do Uno”. O Sol diz: “EU SOU o poder irradiador do Amor”. Júpiter diz: “EU SOU a irradiação da sabedoria”.
Esse desenho triangular figura a consciência dinâmica, Júpiter, na qualidade de professor, simboliza aqui a paternidade espiritual: o pai a guiar o desenvolvimento e iluminação do conhecimento evolutivo de suas “crianças”. Em termos humanos, Júpiter é aqui visto representar as responsabilidades espirituais da paternidade, a responsabilidade de todos os pais em prover espiritual e fisicamente aqueles que, por seu intermédio, encarnaram.
Em níveis impessoais, Júpiter revela a paternidade espiritual, de todos os mestres, em relação a seus alunos, que, em níveis mentais, são suas crianças. Os pais deveriam ser professores; todos os verdadeiros professores comunicam a seus pupilos uma radiação de Poder-Amor que torna completo o cumprimento de seu SERVIÇO-ENSINAMENTO.

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