Quando uma pessoa, pela primeira vez, toma contacto com o
estudo da Astrologia, defronta-se com o problema da aprendizagem das
características dos diferentes signos do Zodíaco. O processo comum, usual, é
começar com o estudo do primeiro signo, Áries, seguindo-se o estudo de Touro,
Gêmeos, Câncer etc., seguindo a ordem até o décimo segundo signo, Peixes. O
estudante segue esta ordem porque este é o método adotado pelos autores
modernos. O estudante aprende que Áries é um signo entusiasta, enérgico e que a
ele se segue Touro, um signo tranquilo, fleumático. O estudante poderia então
perguntar a si mesmo: "Por que essa influência muda tão radicalmente? Que
relação existe entre um signo e outro?".
O estudante aprende ainda que os signos são classificados em
ígneos, terrestres, aéreos e aquáticos, mas muito tempo se passará antes de
compreender a diferença entre dois signos ígneos, por exemplo. Este método
pode, com o tempo, dar ao estudante uma ideia clara da relação existente entre
os signos, mas até lá, quase sempre se faz grande confusão das influências,
ficando na completa dependência da memória para aprender a natureza intrínseca
dos signos. Por esta razão desejo apresentar aos amigos uma teoria de relação
entre os signos que, parece-me, ainda não foi mostrada aos estudantes de
Astrologia. Creio que o método que ofereço para o estudo dos signos, é não
somente melhor para o principiante, mas também para os mais adiantados, pois
lhes dá uma percepção mais clara da relação que existe entre um signo e outro.
Para o cético, este método dá uma razão satisfatória para se crer que os signos
exercem influência real, pois, mostra que as forças em ação nos signos são as
mesmas, em caráter, que observamos no nosso globo físico. Mostra a razão de
muitos fatos inexplicáveis e conduz a uma compreensão apropriada da relação
entre os signos, bem como sobre a natureza da força que se expressa por seu
intermédio. Admito, preliminarmente, que os Amigos estejam familiarizados com a
ordem dos signos e com a sua classificação clássica: cardeais, fixos, comuns,
fogo, terra, ar e água.
Para compreender o método que me proponho expor, será
conveniente que os Amigos compreendam primeiramente a natureza da Divindade
para chegarmos a uma correta compreensão do Deus do nosso sistema solar, Isso
não é assunto novo, pois todos já o estudaram no Conceito Rosacruz do Cosmos.
Mas vale a pena recapitular. Vamos começar com o que na terminologia Rosacruz é
chamado de O ABSOLUTO, a Raiz da Existência. O Absoluto é de acordo com os
ensinamentos Rosacruzes, uma expressão do polo negativo do Espírito Universal.
O que seja o polo positivo, não pode ser conhecido do não iniciado. Todavia,
podemos concluir que se há um polo negativo do Espírito Universal, forçosamente
haverá também um polo positivo, pois, em toda a natureza encontramos esta
polaridade dupla. O Conceito Rosacruz do Cosmos nos ensina que no alvorecer ou
no começo da Manifestação ativa, o Ser Supremo é emanado do Absoluto (Veja o
diagrama 6 do Conceito).
Esta grande inteligência Espiritual possui três forças ou
energias miraculosas que se manifestam como PODER, VERBO e MOVIMENTO. O
primeiro aspecto, o PODER, contém em si a habilidade de criar algo original e
inteiramente novo. O segundo aspecto, o VERBO, recebe o germe original criado
pelo primeiro aspecto, imagina seu modo de desenvolvimento, desenvolve-o e
alimenta-o ou mantem-no. O terceiro aspecto, o MOVIMENTO, dá-lhe o poder de
crescimento. Com esse processo, Sete Grandes Logos vêm à existência e o sétimo
desses Seres diferenciou em Si o Deus do nosso sistema solar. O Deus do nosso
sistema solar tem, portanto, em Si, os três poderes primários correspondentes
aos do Ser Supremo. Tais poderes são designados como VONTADE (correspondendo ao
PODER), SABEDORIA (correspondendo ao VERBO) e ATIVIDADE (correspondendo ao
MOVIMENTO) e manifestam-se exatamente da mesma maneira, embora em menor escala,
que os três grandes poderes possuídos pelo Ser Supremo. Ora, o Espírito de cada
ser humano, o Eu Real individual, foi diferenciado por este grande Ser em Si mesmo
e, como Ele, cada um de nós está imbuído, potencialmente, com Seus três grandes
poderes primários, que são designados como ESPÍRITO DIVIINO (correspondendo ao
PODER, VONTADE), ESPIRITO DE VIDA (o VERBO, SABEDORIA) e o ESPÍRITO HUMANO
(MOVIMENTO, ATIVIDADE). Estes três poderes primários da Divindade são as forças
que agem por meio dos 12 signos do Zodíaco, expressando-se cada uma, através de
quatro signos em estreita relação, como descrevemos a seguir. O primeiro
aspecto ou aspecto Poder da Divindade, se expressa nos 4 signos fixos.
O segundo aspecto, Sabedoria, se expressa no PLANO MENTAL por
meio dos signos comuns e o terceiro aspecto, Atividade, se expressa no PLANO
FISICO por meio dos signos cardeais. Portanto, cada um dos aspectos, se
expressa através de quatro signos que, no zodíaco, estão colocados em cruz.
Essa cruz Zodiacal, em Astrologia, chama-se "quadruplicidade".
Estudaremos separadamente cada quadruplicidade, estudando cuidadosamente o
caráter das forças que agem nos signos, pois é minha intenção mostrar que as
forças que agem em cada quadruplicidade são idênticas às que observamos nos
fenômenos elétricos. Cada quadruplicidade é uma "unidade
eletromagnética" e é para as leis de manifestação eletromagnéticas nessas
quadruplicidades, que eu desejo atrair a atenção dos meus Artigos.
Primeiramente, permitam-me explicar o que quero dizer com "unidade
eletromagnética". Para quem está afeito às coisas da eletricidade, isso
não é novidade. Dirijo-me, antes, aos Amigos que desconhecem os fenômenos eletromagnéticos.
Se uma corrente passar por um fio condutor, a resistência oferecida pelo metal
do fio à passagem da corrente dá nascimento a linhas de força magnética que
fluem em ÂNGULO RETO com a direção seguida pela corrente elétrica. Essas linhas
de força magnética de modo idêntico à força elétrica de que a originaram,
manifestam dois polos: um positivo e outro negativo, ou melhor, um polo de
atração e um polo de repulsão. Os dois polos da corrente elétrica e os dois
polos da corrente magnética constituem o que designei por "unidade
eletromagnética". Está entendido? Pois bem; verificaremos que
os signos de cada quadruplicidade manifestam forças que podem ser comparadas
com as de uma unidade eletromagnética. Se os astrólogos estivessem
familiarizados com esta maneira de considerar os signos, penso que a teriam
acentuado, pois ajudaria a modernizar essa querida ciência. Tendo em mente esta
explicação, consideremos primeiramente a quadruplicidade de signos fixos que é
uma expressão do aspecto PODER ou VONTADE da divindade, pois aqui, a analogia
entre as forças em jogo numa unidade eletromagnética e as da quadruplicidade,
podem ser vista mais plenamente, especialmente se considerarmos os planetas
regentes dos signos. Depois de estudarmos os signos fixos, voltaremos nossa
atenção para os signos comuns e para os cardeais.
Max Heindel nos ensinou que os estelares são as forças
impulsoras do tema e que o signo dá cor ou modifica a influência dos estelares.
Todavia, temos três signos que manifestam o que eu vou chamar de força
impulsora ou força criadora. Tais signos são os signos de fogo e a força ou
poder desses três signos são análogos aos da corrente elétrica, que é uma força
impulsora, fluente. Leão é o signo ígneo da quadruplicidade fixa e representa a
fonte ou gerador da nossa corrente elétrica. É regido pelo Sol, cuja tônica é
VIDA. Leão é, portanto, a usina, a casa de força de nossa analogia. Ele fornece
uma força fluente ou impulsora. O signo ou polo oposto a Leão é Aquário e aqui
ele representa o canal, o condutor, as condições ou os meios necessários para a
expressão, condução ou manifestação da corrente elétrica. Do material que ele
tem à mão, isto é, do nosso material, Aquário seleciona e determina o caminho
de menor resistência, o caminho por onde vai fluir a força de Leão. A força de
Aquário é, portanto, uma força seletiva.
Os regentes de Aquário são Urano e Saturno. A palavra chave de
Saturno é "obstrução" e a de Urano "intuição". Intuição é
uma faculdade seletiva, discriminadora, e exprime, perfeitamente, o caráter da
força em ação. Sabemos que a "obstrução", ou melhor, a resistência do
fio condutor seleciona ou "impede" certas vibrações da corrente
elétrica e são essas vibrações impedidas de circular que vão formar as linhas
de força magnética que sempre fluem em ÂNGULO RETO com a direção da corrente
elétrica. Examinando os signos que estão em ANGULO RETO com a linha
Leão-Aquário, encontramos num lado, Touro e no ponto oposto, Escorpião. Touro,
o signo terrestre, é regido por Vênus, um estelar de "atração".
No polo oposto, Escorpião, um signo aquático, é regido por Marte, um estelar de
"repulsão". Estes dois últimos signos representam os dois polos
opostos das linhas de força magnética. Os quatro signos, tomados em conjunto,
representam aquilo que eu denominei de "unidade eletromagnética". Por
dois, Leão e Aquário, passa a corrente elétrica que vai gerar entre os outros
dois, Touro e Escorpião, o campo magnético. A quadruplicidade FIXA é, portanto,
uma expressão do aspecto PODER e manifesta-se, principalmente, no plano de vida
emocional.
O signo ígneo deste grupo é Leão; podemos, portanto, esperar
que esta força elétrica, criadora, manifeste-se como força impulsora no plano
emocional. O plano emocional é o reino dos MOTIVOS, das CAUSAS, é o reino da
vital CAUSA PRIMEIRA, doadora da Vida. O resultado disso é que qualquer
que seja a característica demonstrada por um nativo de Leão, ela será devida,
em grande parte, a essa força diretora, quer ele a mostre em seu verdadeiro
caráter ou de maneira pervertida. Uma breve descrição de cada signo mostrará
como se manifesta a força impulsora. O verdadeiro Leão mostra uma natureza
amorosa ou emocional forte, seus motivos são elevados e sente abundante fé em
Deus. Sente-se naturalmente impelido a comunicar essa fé aos outros e emprega
muito do seu tempo com esse propósito. Sente-se capaz de conduzir outros e tem
grande confiança em sua própria força. Estende esta fé e confiança à humanidade
e está convencido de que aqueles que trabalham por si sempre fazem o melhor que
podem. Sua fé na natureza humana geralmente redunda em afeições mal empregadas
e em ingratidões. Suas falhas são todas devidas a essa fé em si mesmo que o
conduz a assumir ares de grande importância, de domínio sobre os que Ihe são
inferiores ou a procurar posições de mando que não é capaz de desempenhar com
sucesso. Há uma força de soerguimento em sua comunidade, cheio de vitalidade e
de força de vontade. Como sua força se expressa no plano emocional, seu grande
amor por Deus e pela humanidade leva-o, em geral, a ser um curador ou um
pregador, ou então a expressar suas emoções como ator ou comediante. Encontra
sucesso em qualquer esfera, onde brilha aos olhos dos outros. Muitos destes
traços de caráter são comuns aos outros signos ígneos porque todos eles têm em
si essa força impulsora. Todos a manifestam, mas como cada signo ígneo pertence
a uma unidade diferente, cada um se manifesta em plano diferente, seja mental,
emocional ou físico. Mas a coragem, a confiança em si, a generosidade, a
agressividade, o otimismo, o entusiasmo, a previdência, idealismo etc., são
comuns a todos. Tem muita dignidade, todos são francos, falam bem, porém em
demasia. Em Aquário, o signo ou polo oposto temos uma força que também se
manifesta no plano emocional, mas em vez de ser uma força impulsora, vemos
agora uma força seletiva, discriminadora. Enquanto que o nativo de Leão é
dirigido pelos MOTIVOS o de Aquário dirige, observa, compara, julga e controla
esses mesmos motivos.
O aquariano adiantado é de todos os signos, o mais apurado
juiz da natureza humana. Tem sede de luz e de conhecer as "Causas
Primeiras" ou princípios fundamentais do mistério da manifestação que, no
tipo avançado, conduz em geral ao campo do ocultismo e da astrologia. É severo
juiz da verdade ou da falsidade; de uma doutrina religiosa sente intuitivamente
o que é fato e o que é imaginação. Em todos os casos, a religiosidade dos
aquarianos mostra suas tendências discriminadoras. Seu interesse pelo ritual e
pelas cerimônias é para examiná-los e compará-los com os outros. As escrituras
e os ensinos dos grandes fundadores de correntes religiosas são tratados da
mesma maneira: não aceita nada que não tenha sido submetido ao seu julgamento
discriminador. Vê ambos os lados de qualquer controvérsia; sente a unidade de toda
humanidade e compreende o coração de todos. É um verdadeiro pesquisador. A
comparação entre os nativos de Aquário e de Leão mostra algo do caráter das
forças em ação. O de Leão é eloquente, fala bem, ao passo que o de Aquário é de
poucas palavras. O de Leão tem confiança nos seus companheiros; o de Aquário
pesquisa suas ações, palavras e pensamentos, inquire os motivos determinantes
das suas ações. Ambos são afetivos e bondosos e sua vida no lar é quase ideal,
mas embora o de Leão viva harmoniosamente com sua família, devido à bondade de
seu coração, é não obstante, o chefe, o cabeça da família, já o de Aquário
tende mais a acatar a opinião da pessoa amada e abre mão da sua opinião para o
bem da harmonia. Leão é destemido e confiante; Aquário é reservado e modesto.
Estes dois signos, juntamente com Touro e Escorpião, são a fonte das forças das
CAUSAS que se ocultam em todos os esforços humanos, constituem a força
principal da ação na humanidade: o amor e afeição de Leão, o desejo de
conhecimento e de amizade aquariano, o desejo físico ardente de Touro e a
excitação sexual de Escorpião. Os filósofos têm gasto muita tinta no exame
dessas forças, tão básicas no comportamento humano. Os antigos egípcios
tentavam mostrar as forças da quadruplicidade por meio da esfinge que tinha o
corpo de um touro (Touro), asas de uma águia (Escorpião), patas de um leão
(Leão) e cabeça de homem (Aquário).
O Querubim visto por Ezequiel e por ele descrito no capítulo
I, versículos 5 a 10 do seu livro, é o símbolo desses quatro signos. Disse
Ezequiel: "E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem, e do
lado direito todos quatro tinham rostos de Leão, e do lado esquerdo todos os
quatro tinham rostos de boi; e também rostos de águia todos os quatro. A visão
de João do trono de Deus, dada no Apocalipse 4:7, também os descreve: "E o
primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um
bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era
semelhante a uma águia voando". Antes de considerarmos os signos que
representam as linhas de força magnética da quadruplicidade fixa, examinemos a
corrente elétrica nos signos ígneos e aéreos das outras quadruplicidades. Na
quadruplicidade comum o signo de fogo é Sagitário que nos dá as mesmas forças
diretoras que encontramos em Leão, mas sendo os signos comuns expressões do
Segundo Aspecto da Divindade, a Sabedoria que, como dissemos, visualiza, extrai
e desenvolve a ideia original, as forças de Sagitário manifestam-se no plano
mental. Esta é a região da Lei da Vida e do desenvolvimento; é a região para o
desenvolvimento das ideias. Sagitário é regido por Júpiter que representa a
mente superior, e sua influência é expansiva, desenvolvedora. Conhecendo o
plano no qual esta força dirigente está em ação, podemos, com segurança, dizer
que a característica principal do verdadeiro Sagitariano adiantado é seu
extraordinário poder de atividade mental. Ele é sempre uma fonte de auxílio e
de iluminação para os outros. Ele se interessa na relação entre a Causa e o
Efeito e sabe como desenvolver uma ideia a exercer o poder de concentração.
Comparando-o com Leão, vemos que é um vidente, um profeta, um filósofo, um
idealista, legislador, porém melhor orador do que curador acredita mais na
justiça do que no perdão, tem mais amor à lei e à ordem do que à humanidade.
Ele não sente tão profundamente como o de Leão, mas tem sede de sabedoria e
possui determinação para procurá-la por meio da razão e para dá-la aos outros.
Naturalmente esta tendência faz do ensino da filosofia ou da religião, a
ocupação ideal para o Sagitariano, embora a profissão da advocacia seja também
um campo de atividade conveniente. A literatura e o jornalismo também são
atração para o Sagitariano, já o estudo da medicina raramente é procurado por
ele, mas quando o faz, especializa-se no que diz respeito ao cérebro. Se nossa
analogia for correta, devemos encontrar uma força seletiva ou discriminadora em
ação no polo ou signo oposto a Sagitário, como meio de expressão ou de
condução, julgando ou criticando nesse plano. Gêmeos é o signo oposto e
Mercúrio, o seu regente. De acordo com a mitologia, Mercúrio é o mensageiro de
Júpiter, regente de Sagitário, signo que acabamos de analisar.
O mensageiro é um meio de expressão ou de manifestação. As
histórias mitológicas ligadas a Mercúrio são cheias de exemplos de sua
habilidade em adaptar os meios para a obtenção dos fins e também da sua
capacidade de adaptar as faculdades (meios) de outras pessoas aos seus próprios
fins. Sendo esta a região das ideias e das leis, os meios de expressão são as
palavras e os escritos. Pode-se ver prontamente que o nativo deste signo terá
habilidade de expressar-se bem por palavras ou por correspondência. Aprende com
facilidade e está, normalmente, bem informado em vários assuntos. Suas
principais características são a versatilidade e adaptabilidade, agilidade
intelectual e destreza física. Notamos como a força discriminadora agindo no
plano mental, dá-nos aquele que pesquisa e que separa os fatos e as notícias, o
lexicógrafo, o crítico literário, o inventor. O grupo cardeal dá-nos o signo de
Áries como força impulsora. Como esta quadruplicidade pertence ao aspecto
Atividade da Divindade, expressando-se no plano físico da vida, encontramos
antes o que executa do que o que fica vendo, o trabalhador de vontade, o
pioneiro e o indivíduo de ação. O Ariano conhece apenas sua própria força; por
isso é cheio de si. Raramente descansa. Tem orgulho de ser tão ativo e
geralmente superestima sua própria fortaleza. A força impulsora deste signo
dá-lhe muita confiança em si e ele está sempre fazendo algo ou começando alguma
coisa que é incapaz de terminar. O polo oposto desta corrente elétrica é o
signo aéreo de Libra. Este dá-nos aquele que pesquisa e separa as coisas
físicas mais do que as causas, como encontramos em Aquário e Gêmeos. O senso
discriminador dos de Libra faz com que deem grande importância ao ambiente
harmonioso. Seus esforços são dirigidos para o ajustamento do seu ambiente e
para o aformoseamento da vida por meio de uma das artes criadoras. É
particularmente sensível às mais elevadas vibrações da música. Mostra grande
tato e gosto na escolha das vestes e da linguagem. É o juiz das formas, sons e
cores, o artista, o músico, o pintor, o urbanista, o juiz de qualquer competição
de beleza, seja de flores, cães ou cavalos. É o avalista, o cambista, o
negociante de objetos de fantasia e de enfeite, o livreiro, o lexicógrafo, o
perito em eficiência comercial. São traços de caráter comuns a todos os signos
aéreos, devido a essa força discriminadora: o desejo de conhecimento, de
requinte, interesse na cultura intelectual, prazer na troca de ideias. Todos
são bons na comparação e vêem os lados de qualquer problema e estão sempre
imaginando novos esquemas e novas ideias. São dados à pesquisa e investigação.
Tem discernimento na escolha entre o que presta e o que não presta. São menos
precipitados na ação, e, portanto, menos sujeitos aos acidentes do que os
signos de fogo. Dá também aos seus nativos, o mais elevado tipo de beleza, mas
há o mesmo vigor no caráter dos signos aéreos como nos signos de fogo. Quando
há muitos estelares nos signos aéreos, especialmente se estão aflitos há perigo
de estagnação, de ter atitude de "paz a qualquer preço", de submissão
àquilo que deveria ser combatido. São "mornos", via de regra. Assim
como o aquariano pouco desenvolvido dá vazão às suas emoções não as conduzindo
pelos canais apropriados, também o Geminiano pouco desenvolvido mostra seus
esquemas e artifícios, mente e rouba e vive de suas habilidades. Não é difícil
para o estudante ver que os pouco desenvolvidos de Libra não terão a força
necessária para dominar as circunstâncias adversas e podem tornarem-se vítimas
delas. Até agora só estudamos seis signos; os que representam os dois polos da
nossa "corrente elétrica" nos três grupos de signos ou
quadruplicidades. Se, por um momento observarmos as casas que correspondem a
esses signos, podemos ainda ver o caráter das forças em ação. A quinta casa que
corresponde a Leão está relacionada com a irradiação e distribuição do poder
vital criador do Amor. Fornece o entusiasmo ou incitação que impele à
expressão. É conhecida como sendo a casa dos assuntos amorosos, dos filhos, dos
prazeres etc.
A 11ª casa, correspondente a Aquário, mostra os meios de
expressão. É conhecida pelos astrólogos como a casa dos amigos, das ambições,
dos desejos e esperanças. Os astrólogos modernos sugerem que o problema dos
filhos pode ser resolvido considerando a 5ª e 11ª casa. Dizem eles que a 11ª
casa é a 5ª casa do companheiro do matrimônio, o que é o outro modo de dizer
que o companheiro de matrimônio é um fator ou meio de expressão necessário.
Estou com isso declarando aos estudantes que o poder vital
para criar filhos é mostrado pela 5ª casa, mas que os filhos, em si, devem ser
julgados pela 11ª casa, pois eles são como os nossos amigos, o caminho para a
expressão da nossa natureza amorosa. A casa 9ª que corresponde a Sagitário é a
casa da mente superior e está relacionada com o desenvolvimento do poder de
pensamento por meio de influências tais como as viagens que estimulam o
pensamento, as filosofias, etc. A 3ª casa é seu meio de expressão, isto é, é a
mente inferior; é a casa dos escritos e dos outros meios de comunicação. A 1ª
casa, correspondente a Áries, rege a personalidade que encontra seu meio de
expressão na 7ª casa. Isto explica porque a 7ª casa rege assuntos tão
diferentes como o público, associações e inimigos, pois, todos os fatores
necessários à expressão da personalidade. Gostaria de chamar a atenção dos
Amigos para a influência sutil dos órgãos do corpo regidos por esses signos. O
coração, junto com o sangue, impede que os fluídos do corpo fiquem estagnados;
os pulmões purificam pela oxigenação e eliminação do óxido de carbono; os rins
purificam pela eliminação dos ácidos etc.; o cérebro sutiliza o indivíduo como
um todo. Outro fato interessante é que parece que esses signos formam os órgãos
em duplicata: há duas câmaras no coração; dois pulmões, dois rins, dois
hemisférios cerebrais. Os signos de terra e de água regem os órgãos de função
vegetativa, desde Touro (boca, garganta), o ponto de entrada, até Escorpião
(reto) o ponto de saída. Alguns costumam dizer que no processo da refinação o
fogo e o ar são os que produzem o fogo purificador, ao passo que no processo de
cultivo a Terra e a Lua fazem fértil o solo. A influência refinadora dos signos
de fogo e de ar é claramente vista em temas como o de Max Heindel, o místico
Rosacruz, no qual muitos planetas se encontram nesses signos, havendo poucos
nos signos de terra e de água. Embora isto não seja evidência conclusiva quando
considerado sem levar em conta os aspectos dos planetas etc., a influência
pode, não obstante, ser vista. Os quatro signos comuns e os quatro signos
cardeais podem ser considerados de maneira semelhante. Em cada quadruplicidade
o signo de fogo representa a força ou a fonte da corrente elétrica. O signo
aéreo que lhe é Oposto é o canal ou meio de expressão (fio ou condutor) ou
fator necessário para a manifestação da força do signo ígneo (corrente elétrica).
A energia criadora dos signos Leão e Aquário está relacionada com o primeiro
aspecto da divindade, fornecendo a possibilidade de criação de algo novo e
original. EPIGÊNESE, em última análise. Leão fornece a força, e a intuição de
Aquário possibilita os meios de criação de ideias originais. Assim verificamos
que a principal característica dos signos de fogo é a força impulsora e que a
força seletiva ou discriminadora é a que age por meio dos signos aéreos. Sua
ação combinada constitui o campo elétrico. Os signos de terra e os de água
representam o campo magnético, em cada caso. Esta analogia entre as forças dos
signos e as leis dos fenômenos elétricos parece-me, nunca foi assinalada por
nenhum astrólogo. Mas se usarmos esta analogia no nosso estudo dos signos e
conhecendo a unidade eletromagnética a que ele pertence bem como o lugar que
ocupa nessa unidade, verificamos que com facilidade podemos predizer algo das
características do signo. Cada quadruplicidade manifesta-se, é claro, no plano
do ser ao qual está relacionada.
Assim é que o primeiro aspecto, o aspecto PODER, agindo por
intermédio dos signos fixos, manifesta-se no plano emocional. O segundo
aspecto, o VERBO, agindo nos signos comuns, manifesta-se no plano mental e o
terceiro aspecto, o MOVIMENTO, agindo pelos signos cardeais, manifesta-se no
plano físico. Chegamos agora à vez da descrição dos demais signos, também de
força magnética. Note-se que tais signos são os de água e terra. Os cientistas
não sabem ainda o que seja o magnetismo, como também não sabem o que seja a
eletricidade; sabem apenas como essas forças se comportam. As linhas de força
magnética são o resultado do movimento da eletricidade, dizem os cientistas, e
nós podemos dizer que os signos, analogamente a essas linhas, estão relacionados
com resultados e recompensas, devido à atividade dos signos elétricos. Os
signos elétricos mostram o que semeamos; os signos magnéticos mostram o que
colhemos.
Emocionalmente será harmonia (Touro) ou discórdia (Escorpião);
mentalmente serão oportunidades para servir e trabalhar (Virgem) ou prisões,
limitações (Peixes). Fisicamente, colheremos honra e adiantamento (Capricórnio)
ou restrições nas condições do lar, rasgos hereditários etc., (Câncer). Se
pudermos dizer que as linhas de força magnética são derivadas do fluxo de uma
corrente elétrica também podemos afirmar que as forças dos signos de terra e de
água podem ser consideradas como derivadas dos signos de fogo e de ar, isto
explicará por que os signos de fogo e de ar são considerados mais espirituais
do que os de terra e de água; eles representam mais a fonte da vida e do ser,
enquanto que os signos da terra e de água representam as formas ou
manifestações materiais. O magnetismo apresenta um polo positivo e um polo
negativo. Um desses polos pode ser descrito em linguagem simples como uma força
não satisfeita, que tende a buscar seu equilíbrio no seu oposto polar. Os
signos de água representam essa força insatisfeita; os signos de terra
representam os polos opostos que satisfazem e completam o circuito. Os signos
de água têm sido chamados de emocionais, mas este não é o termo apropriado para
usar porque causa confusão. Os únicos signos emocionais são os fixos. Mas se
por emocional queremos significar impressionável, que muda ou é afetado facilmente,
podemos designá-los assim. O que devemos compreender é que com pessoas
impressionáveis, as ideias e as sensações são prontamente transmutadas em
emoções. Mas, em honra à clareza, digamos que apenas os signos fixos são
emocionais. Nossos signos de água são instáveis, sem equilíbrio, insatisfeitos,
são sujeitos as impressões e, como um magneto, tudo aquilo com que entram em
contacto, muda a sua polaridade. Se as linhas de força magnéticas derivam da
corrente elétrica, assim o amor filial de Touro deriva do amor universal de
Urano. A vontade de Leão se expressa como desejo. Touro representa o polo de
atração do nosso grupo de signos fixos. Os
Amigos podem ver facilmente estabilidade de propósito e de caráter, paciência e
perseverança. Devemos lembrar, todavia, que a força é antes objetiva e concreta
do que subjetiva e ideal. Disposição para adquirir é sua principal
característica. A pessoa de Touro é muito material em seus propósitos e pode
estimar, demasiadamente, as posses concretas. Seu hábito mental é contemplativo
e introspectivo. Examina tudo o que vem a ele, mas nunca vai. Nunca se eleva
aos planos superiores. Liga a si cada pensamento ou experiência e tem
inclinação a sofrer de qualquer doença que sua mente imaginar. Está limitado à
família, é muito poupado e tem inclinação a ser avarento e ensimesmado.
Geralmente é incapaz de aceitar outro ponto de vista que não o seu. É muito
leal nas amizades e no amor; nunca se apaixona por heróis nem por ideais
abstratos, estes devem ser sempre realidades materiais.
Às vezes, as tendências religiosas estão completamente
ausentes. A sensualidade é quase sempre bem desenvolvida. O taurino é um
construtor, um produtor, agricultor, e às vezes, banqueiro. Seus rasgos de
caráter são o resultado de uma força atrativa, de uma força magnética. Todos os
signos terrestres representam aquilo que dá satisfação, aquilo que equilibra e
estabiliza. Os nativos desses signos não são dados a entusiasmos nem aos
extremos; são práticos e submissos quando se trata de suprir uma necessidade.
No agrupamento de signos fixos, o polo oposto das linhas de força magnéticas é
Escorpião e representa um estado emocional insatisfeito. Se soubéssemos mais
sobre magnetismo talvez conhecêssemos mais sobre as forças em ação nesses
signos. Em certos aspectos, este polo das linhas de força magnética age como
uma sobrecarga de energia. O nativo de Escorpião parece cheio de uma força que
tem de ter uma saída de qualquer forma e em qualquer lugar. Parece estar sempre
lutando para conquistar e tudo o que necessitar de esforço vigoroso, "está
para ele", como se diz na gíria. Está sempre pronto para argumentar ou
para combater; o fracasso da oposição dá-lhe muita satisfação. A palavra chave
deste signo é "discórdia" e muitas vezes a força vital de Leão é
consumida em excessos de sensualismo. Disse Alan Leo, famoso astrólogo inglês:
"O que é vontade e desejo latente em Touro, torna-se energia manifestada
em Escorpião". Este polo das linhas de força magnética sempre procura
igualar tudo que está em sua constituição. Os nativos mais altamente
desenvolvidos têm paixão pela investigação e pela experiência e possuem grande
força para abrir e explorar as regiões superiores. Escorpião expressa um estado
emocional insatisfeito, sempre procurando seu equilíbrio. Fornece incentivo
para o nativo entrar em contato com os planos emocionais superiores. Sua meta é
um estado emocional equilibrado, um estado emocional perfeito, o domínio da
paixão ou sua satisfação, dependendo isto de desenvolvimento do nativo. Está
relacionado com a geração e a regeneração. O desinteresse, a natureza flexível,
a disposição distraída, são rasgos de caráter comuns a todos os signos de água.
São dados à mediunidade, são impressionáveis, compassivos. Diferentes dos
signos terrestres são extremistas. Na quadruplicidade de signos comuns, o polo
de atração é Virgem. Desde que sua força exprime-se no plano mental, o nativo
deste signo tem sucesso como compilador de fatos, mas tem pouco poder de
criação. Ele é o ceifeiro do saber, equilibrando e pondo em ordem, absorvendo o
conhecimento com tranquilidade. O temperamento é passivo e conservador, amante
do conforto material. Seu horizonte é limitado pelo círculo dos seus deveres.
Em alguns casos, suas vistas não são apenas limitadas; são, antes,
microscópicas, podendo ver em um grão de areia uma montanha. Como polo atrativo
do grupo anterior, Touro tem possibilidade de ser egoísta e sensível à opinião
pública. É sigiloso acerca dos seus negócios e fastidioso no vestir. É bom nos
detalhes, mas inclinado a conservar para si suas descobertas. Não tem a força
criadora necessária ao sucesso geral. A relação deste signo com o segundo
aspecto da Divindade está evidente no seu interesse pela alimentação e saúde.
Diz-se que não há signo que produza tanto nativo que se eleva
a fama por habilidade intelectual do que Virgem. Em geral, o nativo de Virgem
escolhe carreiras em que se dedica como pesquisador, como a química, farmácia
ou outros assuntos ligados à saúde. Quando trabalhando nessa direção,
destaca-se como humanista e encontra muito interesse em seu próprio trabalho o
que redundará em forma e sucesso material. Peixes, o polo oposto, representa o
campo pelo qual a Mente atinge o desenvolvimento mental e espiritual, a unidade
com os poderes espirituais, a consciência cósmica, a satisfação intelectual.
Peixes exprime suas forças em seu desprendimento; o nativo é generoso, dando
até o que lhe é necessário para viver aos parentes e amigos, nada pedindo em
troca. Gosta de falar e, como escritor, é fluente, embora prolixo. A força
desse signo está antes nos seus ideais e aspirações do que nas suas ações. Tem
pouca ambição mundana, não cuidando de obter dignidades nem poderes. Raramente
consegue enriquecer. Seu poder de atingir os mais elevados planos mentais o
conduz à aspiração e sua capacidade de trazer de lá as mensagens, fazem-no
clarividente e místico. O tipo menos avançado pode lançar mão de drogas e
artifícios para atingir esses planos elevados. Capricórnio, como os outros
signos terrestres, é também muito consciente de si e apresenta o mesmo perigo
de perder-se nos detalhes; o objetivo torna-se muito limitado. Como sua força
se manifesta no plano físico, o nativo é muito poupado; poupa tudo o que pode
ser de utilidade, desde pregos usados até sacos de papel. Dá também muita
importância à exterioridade, à forma exterior e ao vestuário. É hábil e
aproveita as oportunidades quando elas se apresentam. A capacidade de
embaraçar-se com trabalho físico pesado é característica. O nativo de Câncer
tem também seu interesse centralizado no físico. O estímulo é para o perfeito
ambiente físico; é o construtor do lar, gosta de fazer seu ninho. É muito
influenciado pelo seu ambiente. Suas sensações são vividas e facilmente é presa
das emoções. É um extremista, inclinado a afastar seus amigos dos sentimentos
mórbidos de depressão. O tipo menos evoluído é inclinado a vagar sem desígnio,
fugindo das responsabilidades, provando ser incapaz de construir um lar. Suas
sensações vividas deixam imagens claras do passado, da infância e dos velhos laços
de amizade. Essas sensações são devidas à constituição física instável,
impressionável. Vejamos agora as casas que correspondem aos signos que compõem
as chamadas linhas de força magnéticas. A 2ª casa, correspondente a Touro, é a
casa das posses, das finanças relacionadas com o poder de aquisição; a
8ª casa correspondente a Escorpião é a casa do progresso e evolução, o
campo da regeneração e da liberação ou da degeneração e morte. Estas casas são
relacionadas com o poder criador do primeiro aspecto da Divindade. A 2ª casa
mostra o que vem ao nativo como resultado compensador dos seus esforços
criadores; a 8ª casa mostra o fim das coisas, vitalmente. A 6ª casa,
correspondente a Virgem e a 12ª casa correspondente a Peixes, estão
relacionadas com a lei do desenvolvimento, ou seja, com o segundo aspecto da
Divindade. A 6ª diz respeito à saúde do nativo, à alimentação, ao conforto
pessoal, vestes etc. Mostra o trabalho que o nativo está destinado a fazer ou a
que é compelido pela lei de consequência. Rege também os que estão ligados ao
nativo como servidores ou empregados, a 12ª casa mostra o fim das coisas,
mentalmente e legitimamente; aquisição de consciência cósmica, obtenção
espiritual da limitação cósmica. A 10ª casa, correspondente a Capricórnio e a
4ª, correspondente a Câncer, estão relacionadas com o terceiro aspecto da
Divindade e com o plano físico. A 10ª mostra nossa posição social e as honras
recebidas, ao passo que a 4ª mostra o fim das coisas, fisicamente. As casas 8ª,
12ª, e 4ª constituem as casas chamadas "finais". A morte pode ser
mostrada por qualquer delas. Dessa forma, meus Amigos, acabamos de completar o
estudo dos 12 signos.
(Artigo publicado na Revista Serviço
Rosacruz da Fraternidade Rosacruz, de São Paulo-SP de janeiro/1979)
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