sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CAPÍTULO X - A ORDEM DE SATURNO: “DEVE-SE CUMPRIR”


            Esta matéria é oferecida a todos os estudantes de astrologia na esperança de que sirva para esclarecer os propósitos do significado mundano das vibrações de Saturno. É de vital importância que todos os astrólogos sejam capazes de apresentar àqueles a quem ajudam um retrato construtivo do por que e para quê este planeta é como é em qualquer horóscopo.
            Obstrução, cristalização, desapontamento, pobreza, frustração, e coisas semelhantes são os únicos termos pelos quais alguns estudantes identificam a vibração de Saturno. Permitam-nos perguntar: “Como, em nome de tudo que seja claro, podem tais termos ser usados para acalmar os agitados nervos da pessoa apreensiva?”. Se o padrão astrológico vai ser estudado para solucionar problemas, cada vibração planetária deve ser abordada sob o ponto de vista de sua significação no espectro solar e de sua importância na evolução do Ego. Na medida em que passamos a entender por que certo planeta está como está na Carta em consideração, estaremos, mental e psicologicamente, muito melhor capacitados para lidar com os problemas e condições representados.
            Saturno é o símbolo do plano físico, através do qual todas as atividades da mente, coração e do Espírito manifestam-se com propósitos evolutivos.  É a vibração da objetivação e manifestação. Sua posição no horóscopo mostra onde a expressão do espírito está mais fortemente condensada; mostra o ponto de maior responsabilidade; a área em que não cumpriu no passado, portanto a área de maior esforço espiritual nesta encarnação. (A última frase explica a exaltação de Marte – energia – em Capricórnio, signo da regência de Saturno. Vênus, como beleza, é o princípio da Manifestação Aperfeiçoada, e Saturno está exaltado em Libra, signo da regência de Vênus). Saturno, o posto avançado das vibrações mundanas, estabelece os limites para cada experiência e para cada ciclo de experiência. Por conseguinte, a grande ordem de Saturno é “Deves cumprir!”.
            Medo é uma das palavras mais frequentemente usadas para indicar uma das principais qualidades de Saturno em expressão negativa. O medo é nossa reação a qualquer ameaça à nossa sensação de segurança ou bem-estar. Aquilo que não está cumprido espiritualmente representa insegurança nos planos internos. Por isso Saturno afligindo, indica aquilo que o Ego, ou Eu Superior, reconhece como sendo o mais incompleto, ou o que mais falta para o cumprimento da expressão.
            Ajudar uma pessoa a abordar seus aspectos sem medo é um dos principais propósitos e deveres do astro-analista. Quando os aspectos de Saturno são interpretados como representando necessidades de cumprimento, pode-se apelar para o senso de integridade, auto-respeito, fortaleza, coragem e competência do indivíduo. Ajude-o a sentir-se capaz de controlar suas situações de maneira que sua atitude seja construtiva. Estude seu mapa cuidadosamente para que possa descobrir meios anímicos pelos quais os necessários cumprimentos possam ser levados a efeito com o maior êxito. Um Marte bom indica coragem e habilidade para o trabalho árduo; uma Lua boa dá impulso protetor; Júpiter denota benevolência e abundância; Netuno representa fé e inspiração, etc. Também, o ponto de vista abrangente é particularmente aplicável para mostrar soluções aos problemas de Saturno. Paciência é uma das chaves de “Saturno bom”, e a paciência, como uma qualidade, é necessária para cumprirem-se os aspectos de Saturno – sejam quais forem suas naturezas. Quando uma pessoa usa as virtudes de Saturno, ela resolve o problema em suas raízes. Na medida em que Saturno venha a representar, na mente da pessoa, certas qualidades construtivas internas, deixará de ser confundido com um fardo ou com uma frustração.
            Saturno nunca indica negação total de cada fase de sua posição, conforme alguns estudantes inclinam-se a pensar. Sua posição em qualquer casa mostra conclusivamente que o cumprimento, portanto a experiência em alguma forma, é de suma importância. Existem tantas vias de experiência em cada casa quantos são os significados da casa. Se Saturno implica em alguma forma de negação, isso indica automaticamente que o cumprimento dessa casa deve ser levado a efeito de outro modo.
            Pensar que Saturno frustra a expressão da casa que ele ocupa ou rege é interpretar mal o propósito de sua vibração. Isto indica que o não cumprimento deve ser superado pela experiência. O efeito frustrante de Saturno é indicado pelas conjunções, quadraturas e oposições que ele forma com os outros planetas. É o outro planeta que deve contribuir para o trabalho de Saturno. Nesta encarnação o indivíduo é compelido por suas necessidades espirituais a dirigir as energias do outro planeta, desde a expressão em sua própria casa até a casa ocupada por Saturno. Por isso Saturno é chamado de “o látego do destino”, “a mão pesada do carma”, etc. Uma vez que existem muitos tipos de padrões de Saturno, o efeito “látego” é mostrado em graus variados por diferentes tipos de aspectos. É importante estudar o mapa cuidadosamente sob este ponto de vista para compreender-se até que ponto a pessoa está, espiritual e psicologicamente, “presa à Terra”.
            Primeiro, a maior de todas as prisões à terra, a conjunção de Saturno com um dos planetas dinâmicos (Marte, Sol, Júpiter e Urano) e sem nenhum auxílio de sextis ou trígonos: neste caso a dinâmica de expressão do planeta é forçada a abandonar a casa de sua regência e expressar-se em termos das exigências de Saturno, isto para o cumprimento das condições de sua posição por casa e regência de casa. Deste modo o planeta dinâmico é aprisionado, é “escravizado à Terra”.
            Segundo, um planeta dinâmico em quadratura ou oposição a Saturno, sem aspectos de auxílio: este tipo de frustração permite muito mais margem para o planeta aflito expressar-se do que no primeiro caso, porque tem seguramente, por influência da regência e ocupação da casa, “espaço para respirar”. Em virtude do planeta dinâmico não gozar de outros contatos planetários neste caso, sua expressão tem que ser feita em termos das qualidades construtivas de Saturno para que suas próprias expressões negativas sejam evitadas. Esta mistura de vibrações dá então ao planeta campo para expressar-se em sua própria casa, e sua casa de regência, se estiver desocupada, também é ativada. Os requisitos da casa que Saturno ocupa são cumpridos muito mais satisfatoriamente e construtivamente à medida que as qualidades do planeta dinâmico são “despejadas” na casa de Saturno. Nos planos internos este processo corresponde ao desvio da água de seu fluxo original ou natural, no terreno, por canais de irrigação. As energias dinâmicas do planeta são como águas vivificantes para Saturno – Terra. Enquanto este processo não ocorra conscientemente por transmutação positiva, o individuo será obrigado a fazê-lo – inconscientemente – por suas necessidades espirituais, resultando disso o sofrimento, que chamamos frustração. Nos planos internos, Saturno tem a primeira – e a última palavra. O progresso, em sentido mais amplo, não pode ser alcançado enquanto não forem cumpridas as necessidades de Saturno e não forem aperfeiçoadas suas expressões.
            Terceiro, um planeta dinâmico com um sextil e em quadratura com Saturno, este sem nenhum outro aspecto: neste caso o planeta dinâmico tem ajuda alquímica do planeta com que forma o sextil; mas Saturno, não tendo outras expressões, atua como um vampiro, sustentando-se do “sangue vital” do planeta dinâmico. Em virtude do aspecto atenuante ser um sextil e não um trígono, este aspecto parece indicar uma condição crônica ou prolongada. Se ele não for exercitado, é fácil perceber-se a possibilidade de que na próxima encarnação Saturno afligirá também o planeta que forma o sextil, bem como ao que ele aflige agora – um pesado fardo!
            Quarto, um planeta dinâmico em quadratura com Saturno, mas com um trígono: isto repete, até certo ponto, o terceiro exemplo com a qualificação de que o trígono promete muito mais a favor do planeta em quadratura com Saturno. Este exemplo também pode indicar uma condição prolongada, mas o planeta dinâmico terá muito mais capacidade de auto-expressão e fatores compensatórios para que a quadratura de Saturno possa ser utilizada para maior felicidade e bem estar. A pessoa ou pessoas representadas por Saturno serão os meios de restrição e responsabilidade, mas as pessoas com aspecto trígono serão aquelas que compensarão as deficiências induzidas pelos cumprimentos de Saturno. Em cada um desses padrões de Saturno, o desenvolvimento das qualidades positivas desse planeta é o propósito dos aspectos.
            Quinto, Saturno em conjunção com, ou afligindo, um dos planetas negativos (Lua, Vênus, Netuno ou o neutro Mercúrio): Saturno, como a Terra, em si mesmo é negativo ou feminino. Contudo, sendo gravitacional, sua função implica ação ou processo. (Capricórnio, o signo de sua regência, é cardeal, sendo-o igualmente Libra, seu signo de exaltação). Neste tipo de aflição de Saturno, o outro planeta – particularmente Mercúrio, Vênus ou Netuno – precisa do estímulo dinâmico de outro planeta para energizar sua expressão, caso contrário o resultado pode ser uma séria cristalização. Até mesmo um semi-sextil ao planeta aflito deve ser considerado valioso neste caso, pois indica um começo, uma possibilidade de saída, para o planeta aflito.
            Saturno nos dá a mais clara imagem de nossa identidade com a experiência no plano físico, portanto serve como medida de nosso progresso no ciclo particular de manifestação em que estamos agora. Consideremos exemplos de Saturno como indicador de desenvolvimento por ciclo.
            Saturno sem aspectos: começo de um novo ciclo de experiências terrenas; há pouco lastro na natureza, a menos que Capricórnio esteja ascendendo ou Saturno esteja na casa I; a esfera de expressão é indicada pelos planetas em Capricórnio ou pelos planetas na Casa regida por Saturno. Se o mapa mostra estas últimas condições, a promessa de um Saturno bem aspectado em futuras encarnações é indicada se a casa que Saturno ocupa e a influência “dispositora” forem expressas em termos de qualidades positivas e virtudes saturninas.
            Saturno com um semi-sextil: um começo na senda; contato foi feito com o mapa através da expressão direta com um planeta; nascimento de um meio alquímico através do planeta aspectado.
            Saturno com um sextil: um membro de boa reputação da família dos planetas; um canal eficaz para transmutação; um meio de restrição se o planeta aspectado é dinâmico e não está aflito; promessa de futuro trígono.
            Saturno com uma quadratura: já tratado parcialmente na primeira parte deste capítulo; um vampiro, sugando energia do planeta aspectado; necessidade de expressar qualidades construtivas duplas através da casa que ocupa; esta condição de Saturno pode indicar uma benção disfarçada, embora sentida como frustração, se a carta contém muitas aflições cardeais e/ou mutáveis – caso em que as exigências de cumprimento de Saturno servem para focalizar e apontar energias que de outro modo seriam desordenadas e incoerentes. A pessoa que possui este tipo de configuração pode redimir o aspecto e a si própria se amorosa, voluntária e corajosamente aceita as oportunidades para trabalhar e viver com seu Saturno, não em conflito com ele.
            Saturno com um trígono: o planeta aspectado tem sido produtiva e harmoniosamente, integrado à Terra; através da casa de Saturno a sabedoria tem sido desenvolvida e o conhecimento pode ser beneficamente expresso a outros; pessoas mais idosas e mais maduras beneficiam ao nativo através da casa que Saturno ocupa – elas servem para estimular aquilo que ele já construiu em seu padrão; um neutralizador confiável para as tendências de escape; um trígono de Saturno a qualquer planeta é um ponto de maturidade para o próprio planeta; neste caso, Saturno é o mais eficiente antagonista das quadraturas e oposições do planeta assim aspectado; um trígono de saturno significa florescimento das virtudes saturninas.
            Saturno com uma oposição: um aspecto de fricção que lança as energias do planeta aspectado ao lado oposto do mapa; uma polarização através da responsabilidade e necessidade de cumprimento; um “intercâmbio de fluxo” é indicado por este padrão – cada planeta precisa das virtudes do outro, isto para cumprimento mútuo e para o estabelecimento de equilíbrio nos planos internos.
             Saturno aflito com vários aspectos: desenvolvimento variado das qualidades saturninas, representando diferentes estágios de crescimento que tem prosseguido por longo tempo. A pessoa com este padrão está bem adiantada no ciclo, tem aprendido muito e muito tem ainda que aprender, a integração com a Terra tem sido feita em muitos graus diferentes, e muitos tipos de “experiências de Saturno” são indicadas para esta encarnação; as qualidades dos planetas que recebem os trígonos e sextis de Saturno podem ser utilizadas alquimicamente para harmonizar os planetas aflitos. A pessoa assim representada é, em relação a este ciclo, uma “alma idosa” – faça uma cuidadosa análise e considere seus trígonos a fim de determinar sua habilidade para transmutar as quadraturas. 
        Saturno sem aflição: Saturno identificado com outro planetas através de sextis e trígonos indica grande desenvolvimento e poder anímico. Serve como neutralizador do mal, superado em esfera de ação somente pelo Sol em trígono com a Lua; é uma panacéia para qualquer aspecto de fricção no horóscopo, e as virtudes saturninas podem ser usadas como auxílios em qualquer problema psicológico indicado por outros planetas; se cadente em um mapa que contenha muitos aspectos de fricção em signos e casas cardeais, seu poder pode permanecer latente durante os primeiros anos de vida, mas, como promete muito de valor à vida da pessoa, cedo ou tarde ele será ativado para a expressão plena; o Sol ou Marte progredidos em quadratura ou em oposição a Saturno natal sem aflição pode indicar o período de ativação – as energias do empurrão planetário dinâmico podem despertar Saturno para sua objetivação. Uma pessoa com tal Saturno não deve ignorar qualquer responsabilidade que lhe apareça – ela tem o poder de cumpri-la, e deve utilizar esta força para dirigir e dar margem às suas outras condições planetárias. O nativo com Saturno sem aflição é abençoado com a ajuda das autoridades e daqueles que estão adiantados nos caminhos particulares de expressão da vida dele. Eles são verdadeiramente seus “irmãos em espírito”, uma vez que ambos têm deste lado sabedoria de suas respostas à ordem de Saturno: “Deves cumprir”.